CAPS comemora o Dia da Saúde Mental

0

 

O Dia Mundial da Saúde Mental foi lembrado nesta terça-feira (10) com uma festa aberta à comunidade com a apresentação de um documentário de sensibilização, venda de artes, artesanato e culinária. As comemorações foram realizadas no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). Para este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão – transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida.
Com o lema “Vamos Conversar”, a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la. De acordo com o dados da OMS, entre 1990 e 2013 o número de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade aumentou quase 50%.

Sintomas – A depressão pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Muitas pessoas com depressão também sofrem com sintomas como ansiedade, distúrbios do sono e de apetite e podem ter sentimentos de culpa ou baixa autoestima e falta de concentração.

Diagnóstico e tratamento – Existem tratamentos eficazes para depressão moderada e grave. Profissionais de saúde podem oferecer tratamentos psicológicos, como ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal ou medicamentos antidepressivos.

Informações: PMALT (Comunicação Social) / Edição: Pedro Lima.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

stope